NACIONAIS

FNA e CAU Brasil discutem o futuro das cidades no UIA2021RIO

A Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), entidade sindical de grau superior que congrega sindicatos estaduais da categoria, e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU Brasil) irão debater, nesta quarta-feira (21/07), às 17h, sobre o futuro das cidades.  As entidades, que trazem diferentes conteúdos para a programação do 27º Congresso da UIA2021RIO, propõem duas mesas de debate com os temas “Estatuto da Cidade” e “O alcance da política urbana”.

“Quando representantes importantes das maiores entidades de arquitetura e urbanismo se reúnem para discutir o futuro das cidades, é melhor prestar atenção. Encontros como estes são oportunidades únicas para que soluções surjam sob diferentes óticas”, destaca o vice-presidente da Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (ABEA) Carlos Eduardo Nunes-Ferreira, que irá mediar os debates. Os participantes convidados serão representantes de instituições que compõem o Colegiado das Entidades Nacionais dos Arquitetos e Urbanistas (CEAU). O conteúdo será veiculado no canal da FNA no YouTube e ficará disponível na plataforma exclusiva do UIA2021RIO.

A primeira mesa irá discutir a cidade a partir do documentário “20 anos do Estatuto da Cidade: Utopia ou luta?”, que foi produzido pela FNA exclusivamente para o UIA2021RIO. Os participantes convidados são Luciana Schenk (presidente nacional da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas – ABAP), Walter Gustavo Linzmeyer (2° Vice-presidente e Conselheiro Superior do Instituto de Arquitetos do Brasil do Paraná – IAB/PR), Paulo Eduardo Vidal Leite Ribeiro (vice-coordenador do DOCOMOMO/RJ) e Nicole Brazeiro (diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão da Federação Nacional dos Estudantes de Arquitetura e Urbanismo – FeNEA).

A segunda mesa irá refletir sobre as políticas urbanas, a partir do documentário “Novas Cidades 2021”, produzido pelo CAU Brasil.  Participarão do debate Valeska Peres Pinto (conselheira consultiva da FNA), Miriam Addor (conselheira deliberativa da Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura – AsBEA) e Jeferson Dantas Navolar (conselheiro do CAU Brasil). “O que nós estamos vivendo hoje é o que nós decidimos lá atrás. A cidade do futuro nós estamos fazendo hoje. Nós não temos que construir cidades novas, mas valorizar, humanizar e reformar as cidades que nós já temos”, antecipa Valeska.

Em paralelo aos debates, o CAU Brasil lançará no UIA2021RIO a exposição virtual “Arquiteturas Brasileiras”, um site que reunirá 80 projetos selecionados da produção nacional dos últimos cinco anos, além de trabalhos de instituições de ensino superior, dos CAU estaduais e do DF e de parceiros internacional. O recorte adotado foi “Arquitetura e Urbanismo, Política e Cidadania”.

Para ter acesso aos conteúdos da FNA no UIA2021RIO é necessária a inscrição no 27o Congresso Mundial de Arquitetos em: https://www.uia2021rio.archi.

 

SERVIÇO:
As Cidades e o Futuro
Data: 21 de julho
Horário: 17h (GMT 3)
Plataformas:
No canal no YouTube da FNA
https://www.youtube.com/watch?v=q6mrYg200-E

No canal do Youtube do CAU Brasil
(https://www.youtube.com/channel/UCW5L3ahwgECVMoX3vz5e0Xw)

The post FNA e CAU Brasil discutem o futuro das cidades no UIA2021RIO appeared first on FNA.