NACIONAIS

FNA lamenta o falecimento do professor de Arquitetura Jorge Derenji

A Federação Nacional dos Arquitetos e urbanistas lamenta o falecimento do professor Jorge Derenji, 85 anos, ocorrido nesta terça-feira (25/5).  Derenji foi um dos fundadores do curso de Arquitetura da Universidade Federal do Pará, onde chegou em 1963 para trabalhar como professor.

Gaúcho, Derenji foi o primeiro diretor da regional do IPHAN no Norte e o primeiro arquiteto restaurador da Amazônia, atuando em inúmeras obras restaurativas, de inserção e de edifícios com uma produção de mais de 50 anos. Entre suas principais obras estão o Palácio Antônio Lemos, Palacete Francisco Bolonha, Tribunal de Justiça do Pará, Palacete Augusto Montenegro e o Mercado de São Brás, além de obras na Universidade Federal do Pará como o CEAMAZON e o Centro de Convenções da UFPA.

O professor atuou na graduação do curso de Arquitetura no período de 1963 a 1994 e deixa legado na Educação da região, tendo inspirado e ajudado a formar inúmeros profissionais, inclusive professores, alguns destes atuais docentes da UFPA.

Em parceria com a esposa, a professora Jussara Derenji, publicou o livro ‘Igrejas, palácios e palacetes de Belém’.

*Com informações do site Romanews 

Foto: Arquivo Pessoal UFPA

The post FNA lamenta o falecimento do professor de Arquitetura Jorge Derenji appeared first on FNA.