NACIONAIS

FNA lamenta os falecimentos dos arquitetos e urbanistas Jorge Hue e Moacyr de Freitas

A Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) lamenta o falecimentos de dois grandes nomes da arquitetura neste final de semana. No dia 20 de agosto, foi comunicado a perda de Jorge Hue , aos 98 anos, um dos nomes mais emblemáticos da arquitetura carioca. Ao longo da sua carreira, Hue projetou e restaurou igrejas, palácios, museus, fazendas e residências que se tornaram referências no quesito elegância, como esta casa em meio à Mata Atlântica, assinada por ele e que foi sua morada por mais de 30 anos. Mais recentemente, o arquiteto atuou como orientador na construção da Casa Firjan, em Botafogo.
Especialista em restauro e preservação de bens culturais, ele foi amigo e parceiro de Roberto Burle Marx, Oscar Niemeyer e Lúcio Costa. Outro capítulo de sua longa e importante carreira foi a prisão que sofreu pelos militares durante o governo Médici. Na época, Hue trabalhava para o general.

No sábado, ocorreu o falecimento do arquiteto, escritor e artista plástico Moacyr de Freitas, aos 91 anos, vítima de câncer. Moacyr era considerado o primeiro arquiteto e urbanista cuiabano e se consolidou como um dos mais importantes no ramo na região.
Seus trabalhos hoje fazem parte do dia a dia da população da Capital. Entre seus muitos projetos, alguns de destaque são a Rodoviária Engenheiro Cássio Veiga de Sá e a Avenida Miguel Sutil. Moacyr também é considerado um dos “pais do Centro Político Administrativo”. Além de todos os feitos arquitetônicos, Moacyr também foi um dos professores fundadores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Apaixonado pela Cidade Verde, dedicou grande parte do seu tempo para contar a história de Cuiabá. À mão, escreveu e ilustrou diversos livros detalhando como caminhou o desenvolvimento da cidade.
A FNA, por meio desse comunicado, expressa profundo pesar pela perda desses importantes nomes da Arquitetura e Urbanismo, e manifesta apoio e solidariedade aos familiares, amigos e colegas.

Foto: Freepik

The post FNA lamenta os falecimentos dos arquitetos e urbanistas Jorge Hue e Moacyr de Freitas appeared first on FNA.