NACIONAIS

FNA tem ano de renovação e fortalecimento digital

O ano de 2020 foi marcado por uma revolução na forma de trabalho e interação da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) com seus sindicatos. Capitaneada pela arquiteta e urbanista Eleonora Mascia e por uma diretoria composta por arquitetos e arquitetas de diferentes regiões do país, a federação intensificou a comunicação digital, promoveu lives que trataram de temas diversos, produziu podcasts e conclui o ano com encontro virtual: o 44º ENSA.

Para fechar 2020, a FNA ainda lançou o projeto Solare, uma inovadora ação focada na divulgação do uso de software livre em arquitetura e engenharia operacionalizada em conjunto com Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge), a Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (Abea) e a Federação Nacional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (FeNEA). O debate deve ganhar corpo em 2021 junto a uma série de novas ações que a FNA pretende implementar. Atuando por meio de Grupos de Trabalho (GTs) com representação dos diferentes sindicatos, a diretoria tem como foco manter a luta diária pelos direitos dos profissionais e da sociedade brasileira. Nos planos ainda está uma maior integração dos GTs de forma a viabilizar projetos mais denso e consistentes. Também se estuda a realização de uma nova agenda de lives com temas ainda em estudo.

Apesar da pandemia que cancelou agendas presenciais, a FNA manteve-se atuante ao longo de 2020 por meio de reuniões virtuais que substituíram os tradicionais encontros presenciais. Mensalmente, o Conselho de Representantes debateu os planos do movimento sindical, traçando diretrizes e encaminhamentos. Um dos últimos encontros do ano foi o realizado na quarta-feira (16/12), que congregou diretores e funcionários. Na ocasião, Eleonora Mascia agradeceu ao empenho de todos ao longo de 2020, ano que exigiu dedicação, inovação e marcou a superação de grandes desafios.

A agenda da FNA deve ser retomada e janeiro. A primeira reunião do Conselho de Representantes está, preliminarmente, marcada para 12 de janeiro. A ideia é começar desde cedo a debater as estratégias para o Congresso da UIA 2021, agendado para os dias 18 a 23 de julho.

 

Crédito: Aelitta/Istock

The post FNA tem ano de renovação e fortalecimento digital appeared first on FNA.