NACIONAIS

Haroldo Pinheiro é homenageado com o Colar de Ouro nos 100 anos do IAB

O arquiteto e urbanista e ex-presidente por duas gestões do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) Haroldo Pinheiro foi o homenageado deste ano com o Colar de Ouro, comenda criada pelo IAB como reconhecimento máximo aos arquitetos pela sua obra e trajetória profissional. O destaque ocorreu na tarde desta terça-feira (26/01), durante as atividades virtuais que marcaram os 100 anos de fundação do IAB, reunindo conselheiros e diretoria da organização de classe.

Natural de Fortaleza (CE), com passagem pelos estados do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Salvador, foi em Brasília que decidiu se estabelecer e concluir a graduação na IAA/UnB (1973-1980). Pinheiro tem uma forte atuação em organizações de classe de arquitetura e urbanismo. Presidiu o IAB/DF (1998/1999), o IAB/Nacional (2000/2002 e 2002/2004) e o CAU/BR (2011/2014, 2015/2017). Também na campanha pelo CAU, foi o coordenador do Colégio Brasileiro de Arquitetos (2002/2003). No campo internacional, destaque para o cargo de conselheiro adjunto da União Internacional de Arquitetos – UIA (2002/2005) e vice-presidente do Conselho Internacional de Arquitetos de Língua Portuguesa – CIALP (2005/2008).

“A principal conquista, sem dúvida, foi a criação do CAU e a honra de o ter presidido nas duas primeiras gestões – particularmente, na primeira, quando cumprimos a responsabilidade de implantar o Conselho partindo do “zero” e com pouquíssimo tempo para a instalação simultânea nas 27 unidades da Federação. Foi um desafio razoável, mas superado com companheirismo, rigor técnico e criatividade – como aprendemos a fazer em nossa prática profissional”, destaca Pinheiro.

Aos 69 anos, se diz honrado com o reconhecimento dos colegas, fato que propicia abrir espaço para profissionais de sua geração na seleta galeria do Colar de Ouro do IAB. “São tantas personalidades importantes para a cultura arquitetônica, sendo muitos deles amigos queridos com quem tive o privilégio de conviver, como o Dr. Lucio, Oscar, Lelé, Severiano, Fayet, Fábio, Bratke, Guedes, Miguel, Zanine, Pedro Paulo, Pompeu – citando aqui alguns dos que já se foram e nos deixaram enorme saudade”, pontua.

Pinheiro recorda com carinho de um período de sua vida profissional em que atuou junto ao arquiteto João Filgueiras Lima, o Lelé. ‘De aprendiz, na década dos 1970, a arquiteto associado a partir dos anos 1980 até maio de 2014, realizamos mais de 50 trabalhos, quase todos com responsabilidade sobre o projeto e a execução da obra”, conta. Ainda em seus trabalhos, destaque para a expansão da Rede Sarah de Hospitais, cujos projetos para as unidades de Salvador, Belo Horizonte e Fortaleza foram realizados pelo seu escritório em Brasília, assim como as ampliações do Sarah/DF.

 

 

The post Haroldo Pinheiro é homenageado com o Colar de Ouro nos 100 anos do IAB appeared first on FNA.