NACIONAIS

Ormy Hütner e Eleonora Mascia assinam artigo no livro ‘Cidades Vacinadas’

Políticas públicas, educação e saúde, emprego e trabalho, moradia digna. Reflexões e provocações sobre esses temas tão essenciais estão compilados no livro Cidades Vacinadas – Ensaios Urbanos e Ambientais para um Brasil Pós-Pandemia, obra recentemente lançada e produzida no primeiro trimestre deste ano. O livro de 296 páginas e 50 artigos produzidos por 67 autores das mais diversas áreas do conhecimento tem a contribuição de diversos arquitetos e urbanistas, que lançaram suas experiências e pontos de vista para a construção de cidades mais justas e humanitárias.

Os arquitetos e urbanistas Ormy Hütner e Eleonora Mascia, da diretoria da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) foram convidados a fazer parte do projeto e assinam artigo no capítulo 2 intitulado ‘Ensaios Ambientais e de Ciências Sociais’, com o texto  ‘Biofilia como garantia de cidades mais justas e sustentáveis’.  Em um dos trechos do artigo, os autores destacam que muitos arquitetos e urbanistas vêm contribuído com reflexões e propostas para tornar as cidades mais inclusivas, acessíveis, resilientes, sustentáveis e saudáveis. ‘Assim, o urbanismo ecológico se torna uma ferramenta estratégica fundamental para que a sociedade volte a conviver com uma paisagem urbana biofílica, e no resgate da biodiversidade encontre a homeostase de um ecossistema urbano atualmente desequilibrado.’

Editado pela Rio Books e organizado pela arquiteta e urbanista Leila Marques com colaboração de Denise Vogel e Simone Feigelson, a obra contou com o apoio do Instituto Niemeyer de Políticas Urbanas, Científicas e Culturais (INPUC) e está em pré-venda, podendo ser adquirido através do link https://www.riobooks.com.br/pd-875ca2.

Toda a renda obtida com a venda de exemplares será revertida para causas humanitárias, contra a fome e de combate aos efeitos da pandemia. De acordo com o presidente do INPUC, Paulo Sergio Niemeyer, a obra traz questionamentos e caminhos para serem seguidos no momento que a pandemia for debelada, e desde já, no que é possível ser feito agora, respeitando-se o presente distanciamento social.

 

 

The post Ormy Hütner e Eleonora Mascia assinam artigo no livro ‘Cidades Vacinadas’ appeared first on FNA.