NACIONAIS

Sindicatos debatem participação no UIA e Contribuição 2021

Os sindicatos filiados à FNA preparam uma agenda a ser integrada à programação do Congresso Mundial de Arquitetos UIA 2021, que ocorrerá em formato virtual de março a junho em etapa preparatória e terá o epicentro dos debates entre 18 e 22 de julho. Segundo a presidente da FNA, Eleonora Mascia, a proposição da federação deverá ter dois temas principais: a Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS) e o Mundo do Trabalho. A organização de suas mesas está em construção para anúncio em breve. Uma das propostas que foi debatida na noite desta terça-feira (2/3), em encontro do Conselho de Representantes, é a possibilidade de que a agenda da FNA no congresso tenha livre acesso dos profissionais e estudantes de Arquitetura e Urbanismo.

Integrante do movimento pelo Congresso do UIA desde que o Rio de Janeiro lançou-se como aspirante à sede, a FNA participou com apoio e aportes financeiros que viabilizaram a realização do evento. Ex-presidente da FNA, o arquiteto e urbanista Jeferson Salazar lembrou aos colegas sobre o histórico de negociação que conduziu até aqui. “Foi a FNA que lançou a agenda de debates sociais e estaremos apresentando nossa agenda como contribuição ao congresso”, ponderou. Para alinhar posições sobre a agenda da federação, o Conselho de Representantes da FNA promoverá encontro extraordinário ainda sem data definida.

Durante a reunião desta terça-feira, lideranças dos sindicatos também trataram da campanha de Contribuição 2021 e de estratégias para garantir arrecadação à federação e aos sindicatos e manter os projetos em curso. Segundo a secretária de Comunicação da FNA, Fernanda Lanzarin, as primeiras peças da campanha nacional de arrecadação estão em construção e a ideia é implementar o projeto ainda em março. Segundo ela, neste momento, é essencial que os sindicatos organizem suas demandas administrativas para chegar aos associados e contribuintes.

Para facilitar o atendimento de arquitetos e urbanistas e tirar dúvidas sobre os serviços dos sindicatos, a FNA também dará início em breve a um sistema nacional de atendimento via WhatsApp. O piloto do projeto deve entrar em funcionamento nas próximas semanas.

A reunião do Conselho de Representantes da FNA também deliberou pela realização do 45º ENSA no fim de ano como forma de realizar o balanço de 2021 e manter a tradicional agenda. Inicialmente, o ENSA ocorreria de modo presencial no Rio de Janeiro de forma integrada ao UIA. Com a decisão desta noite, adiantou Eleonora Mascia, deve ser mantida a programação 100% virtual em 2021. “A estratégia foi utilizada em 2020 e garantiu sucesso de público, elevando muito a participação de arquitetos de diferentes regiões do Brasil. Seguiremos o modelo online em 2021, também em função do agravamento da pandemia”, destacou. Segundo a ex-presidente da FNA, Valeska Peres Pinto, é preciso construir esse novo modelo, aproveitando as boas experiências obtidas em 2020 e avançando sempre.

O vice-presidente da FNA, Ormy Hutner Jr, fez relato sobre os projetos do Grupo de Trabalho Jurídico, que avança com uma proposta padrão de revisão estatutária, a ser disponibilizada aos sindicatos. A próxima reunião do Conselho de Representantes da FNA ocorrerá no final de março também pelo formato online. Na ocasião, o presidente do Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas no Estado do Acre (Sindau-AC), Aluildo Oliveira, fará explanação das ações no estado, com relato de experiência.

The post Sindicatos debatem participação no UIA e Contribuição 2021 appeared first on FNA.