NACIONAIS

UIARio2021: Live da FNA aborda revisão dos Planos Diretores em pela pandemia

A Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas encerra no dia 24/6, às 17h, a maratona de lives do mês produzidas exclusivamente para o 27° Congresso Mundial de Arquitetos – UIARio2021, na agenda da Semana Aberta do evento. O tema, desta vez, será a grande quantidade de revisão dos Planos Diretores durante a pandemia e o isolamento social, fato que suscita muitos questionamentos, uma vez que a participação popular se mostra imprescindível durante todo esse processo.

Diante desse cenário fica a pergunta: como o processo de revisão pode ser legítimo com a dificuldade na participação popular? Belo Horizonte, Florianópolis, Natal e São Paulo vão responder a essa pergunta e mostrar diferentes parâmetros nos processos de revisão dos Planos Diretores. A quinta produção da FNA para o UIARio2021 pretende apresentar os caminhos e dificuldades que envolvem a aprovação de planos diretores, com a participação de representantes de quatro capitais brasileiras.

Os convidados são Sarah Andrade, arquiteta e urbanista, representante do “Fórum Direito à Cidade”, que acompanha o processo de revisão do Plano Diretor de Natal e delegada na conferência final do PD; representando o Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas no Estado do Rio Grande do Norte (Sinarq-RN), Marcelo Leão, advogado no ramo do direito urbanístico em Florianópolis e Conselheiro Regional-Sul do Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico; Maria Caldas, arquiteta e urbanista e Secretária de Política Urbana de Belo Horizonte; e Maurílio Chiaretti, arquiteto e urbanista, diretor de Relações Sindicais e Institucionais do Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas no Estado de São Paulo (SASP) e Conselheiro do CAU/SP. A mediação será feita pelo Secretário de Políticas Públicas e Relações Institucionais da FNA, Patryck Carvalho.

De acordo com Patryck, o debate vai levantar, especialmente, a questão da legitimidade dos processos de revisão de Planos Diretores em pela crise sanitária no país. “Os convidados vão discutir de que forma proporcionar a participação popular em período de distanciamento social, e qual a validade desses processos”, antecipa o secretário da FNA.

A live “Planos Diretores e as Cidades em Disputa: a revisão dos planos diretores em BH (MG), Florianópolis (SC), Natal (RN) e São Paulo (SP)” será veiculada pelo canal da FNA no YouTube e ficará disponível na seção “Diálogos com a Sociedade” da plataforma exclusiva do UIA2021RIO.

Em julho, a FNA prossegue com lives e debates sobre os temas relacionados ao Mundo do Trabalho, Educação e ATHIS.

SERVIÇO:
“Planos Diretores e as Cidades em Disputa: a revisão dos planos diretores em BH (MG), Florianópolis (SC), Natal (RN) e São Paulo (SP)”
Data: 24 de junho
Horário: 17 horas (GMT 3)
Plataforma: YouTube

Para acesso aos conteúdos da FNA no UIA2021RIO após suas transmissões será necessária a inscrição no 27o Congresso Mundial de Arquitetos. As inscrições estão abertas em: https://www.uia2021rio.archi 

The post UIARio2021: Live da FNA aborda revisão dos Planos Diretores em pela pandemia appeared first on FNA.