NACIONAIS

UN-Habitat lança manual para o desenvolvimento urbano sustentável em pequenas cidades

Com a principal intenção de apoiar e dar suporte aos governos locais de países em processo de desenvolvimento no que se refere a implementação de uma Nova Agenda Urbana que esteja de acordo com os objetivos traçados para estabelecer processos de Desenvolvimento Urbano Sustentável, a UN-Habitat acaba de lançar um Guia de Planejamento Urbano Participativo, “uma espécie de roteiro ou guia para avaliar, projetar, operacionalizar e implementar processos participativos de planejamento urbano sustentável”. O livro guia propõe um cronograma dividido em fases, blocos e atividades, ajudando os líderes comunitários assim como todas as partes interessadas a ter uma visão mais abrangente e estratégica do projeto à execução.

Disponibilizado como uma espécie de roteiro, o Guia de Planejamento Urbano Participativo da UN-Habitat foi pensado para facilitar a vida de todas as partes envolvidas, engajando a comunidade local nos processos de planejamento urbano e estabelecendo um diálogo entre a sociedade civil organizada, as autoridades locais assim como os investidores. Organizado em forma de linha do tempo, o guia da Un-Habitat procura denominar e estabelecer diferentes fases, blocos e atividades—proporcionando uma espécie de guia que ajudará as diferentes partes interessadas a melhor compreender seu papel dentro do processo de planejamento urbano de sua cidade. Abordando o planejamento urbano participativo como um processo e não uma finalidade, o Guia de Planejamento Urbano Participativo foi desenvolvido a partir da vasta experiência adquirida pela UN-Habitat ao longo dos anos. Além disso, o guia procura colocar a comunidade local em pé de igualdade frente aos planejadores e autoridades, estabelecendo um guia prático que se pretende participativo e democrático.

Seguindo o passo a passo estabelecido no guia da Un-Habitat, a comunidade organizada será capaz de compreender mais facilmente os resultados de seu engajamento e comprometimento no processo participativo, permitindo-lhes ter uma ideia mais clara dos impactos que cada uma das decisões de projeto irá ter em suas vidas no futuro. No que se refere aos planejadores e autoridades envolvidas, o guia pode ser visto como uma compilação das ferramentas possíveis que podem se utilizadas em cada etapa do processo, desde as etapas mais preliminares até a implementação e avaliação pós-ocupação. Por fim, a ferramenta desempenha um papel fundamental em proporcionar à sociedade civil uma visão mais clara sobre o funcionamento do complexo processo de planejamento urbano de uma cidade.

Desenvolvido no contexto de outras três iniciativas da Un-Habitat—a Nova Agenda Urbana (NUA), um guia de campo para um processo de urbanização melhor, mais inclusivo e sustentável; as Diretrizes Internacionais sobre Planejamento Urbano e Territorial (IG-UTP), uma estrutura global para promover políticas, planos e projetos para cidades e territórios; e a Agenda 2030 e os Objetivos para um Desenvolvimento Urbano Sustentável, que definem uma espécie de roteiro para o desenvolvimento urbano sustentável—o Guia de Planejamento propõe uma nova abordagem para facilitar e promover o processo de desenvolvimento urbano sustentável em países em rápido processos e urbanização e expansão urbana.

Dividido em quatro fases principais —Avaliação, Projeto, Operacionalização e Implementação—o guia conta com 15 blocos e 69 atividades, delineando cada uma das possíveis práticas participativas, inclusivas e sustentáveis. Na verdade, são vários os níveis de participação propostos para o engajamento da comunidade no processo.

Fonte: Achdaily

Foto: Imagem de satélite.

The post UN-Habitat lança manual para o desenvolvimento urbano sustentável em pequenas cidades appeared first on FNA.