NACIONAIS

Unicamp promove Fórum Permanente Cidades criativas

A Universidade Estadual de Campinas, através do seu Diretório de Cultura e da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, promove o Fórum Permanente Cidades Criativas, que ocorre nos dias 14 e 15 de abril. As inscrições, que são gratuitas, já estão abertas até o dia 14/4 clicando neste link.

Ana Carla Fonseca Reis, Claudia Leitão, Sidney Bernardini, Claudia Seldin, Mariana Fix, Luciana Guilherme, Lauro Luiz Francisco Filho e Julia Zardo apresentam e debatem estes e outros temas relacionados com as Cidades Criativas, a Economia Criativa e o futuro de nossas cidades.

Confira a programação:

14/04 (quarta-feira)

14h – Abertura

14h15 – Mesa 1 – Economia e cidades criativas no mundo e no Brasil

Ana Carla Fonseca Reis – Professora e Coordenadora de cursos de pós-graduação em economia da cultura, economia criativa e cidades na Fundação Getulio Vargas/SP, na Universidade Candido Mendes/RJ e na Universidad Nacional de Córdoba (Argentina) e professora da Universidad Rey Juan Carlos (Espanha) e de centros de conhecimento, como a Casa do Saber e o Cultura e Mercado.

15h -A Firjan e o Levantamento da Economia Criativa no Brasil

Joana Afonso Siqueira – Representante da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro. Foi responsável pela elaboração do Mapeamento da Indústria Criativa no Brasil, participação em diversas pesquisas e estudos com foco em inovação, empreendedorismo, desenvolvimento econômico e mercado.

15h40 – A Economia Criativa Brasileira

Claudia Leitão – Professora do Mestrado Profissional em Gestão de Negócios Turísticos da Universidade Estadual do Ceará, onde participa do Grupo Unificado de Pesquisa sobre Estudos Turísticos e de Hospitalidade.

16h20 – Debate

Moderador: Prof.Dr. Sidney Piochi Bernardini – Professor e pesquisador no Departamento de Arquitetura e Construção da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Construção da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da UNICAMP.

15/04 (quinta-feira)

14h -Mesa 2 – Cidades criativas e movimentos de insurgência

A insurgência e as Cidades Criativas

Claudia Seldin – Pesquisadora e professora visitante júnior no Center for Metropolitan Studies da Tecnhische Universitat Berlin, onde possui uma fellowship da Alexander von Humboldt Stftung em convênio com a CAPES.

14h40 – O Estado em rede

Luciana Lima Guilherme – Professora de graduação e pós-graduação da Escola Superior de Propaganda e Markenting (ESPM/RJ). Professora visitante do MBA em Bens Culturais: Cultura, Economia e Gestão da Fundação Getúlio Vargas (FGV/RJ).

15h20 – Participação popular e as Cidades Criativas

Mariana de Azevedo Barreto Fix – Professora e pesquisadora no Departamento de História e Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e do Urbanismo da Universidade de São Paulo. Foi professora no Instituto de Economia da UNICAMP.

16h – Debate

Moderador: Prof. Dr. Lauro Luiz Francisco Filho – professor e pesquisador no Departamento de Arquitetura e Construção da Faculdade de Engenharia Civuil, Arquitetura e Urbanismo da UNICAMP.

17h – Encerramento.

Foto: dabldy/iStock

The post Unicamp promove Fórum Permanente Cidades criativas appeared first on FNA.