NACIONAIS

Colab e ONU-Habitat lançam consulta pública sobre condições de vida nas cidades

A govtech Colab e o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos, ONU-Habitat lançam no Brasil a terceira edição de sua consulta pública nacional Cidades Sustentáveis.

Habitação e serviços básicos, acesso a transporte, espaços públicos e adaptação às mudanças climáticas são alguns dos temas abordados em 30 perguntas de múltipla escolha que medem a percepção dos brasileiros sobre as suas cidades e como elas estão evoluindo para alcançar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 11 da ONU (ODS 11), que busca tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.

Para responder à consulta, basta entrar em https://consultas.colab.re/cidades_sustentaveis ou baixar gratuitamente o aplicativo Colab para celulares de sistema Android ou iOS.

“A participação cidadã será crucial neste ano para que gestores públicos possam entender como a pandemia afetou a percepção dos brasileiros em relação às suas cidades”, diz Gustavo Maia, CEO do Colab. “Consultar a população é um passo importante para uma gestão pública aberta e colaborativa e formulação de políticas públicas baseada em dados”, afirma.

O início da terceira consulta Cidades Sustentáveis chega também com o lançamento de um livro com os resultados da 2a edição, realizada entre outubro de 2019 e fevereiro de 2020.

Com mais de 20 mil respostas no total, as duas primeiras edições da pesquisa apontaram adaptação às mudanças climáticas e acesso ao transporte público de qualidade como os pontos que mais preocupam os cidadãos no Brasil.

Na primeira consulta, feita entre outubro de 2018 e fevereiro de 2019, a dimensão com melhor percepção dos brasileiros foi a de construções sustentáveis e resilientes, enquanto na segunda foi a de vida urbana.

Os resultados ajudam prefeitos e gestores públicos a ter uma noção da percepção dos brasileiros sobre as condições de vida na sua cidade e fazer um trabalho mais focado em relação às questões de sustentabilidade.

Colab e ONU-Habitat vão realizar a consulta Cidades Sustentáveis todos os anos até 2030, ano-meta para que sejam alcançados os 17 ODSs da ONU, em um plano de ação conjunta global conhecido como Agenda 2030. Com opiniões coletadas desde 2018, será possível fazer uma avaliação de como o Brasil está evoluindo em desenvolvimento urbano sustentável.

The post Colab e ONU-Habitat lançam consulta pública sobre condições de vida nas cidades appeared first on FNA.