NACIONAIS

Diretoria do SARJ assume com foco na força transformadora da construção

De forma totalmente digital em decorrência da pandemia do coronavírus, o Sindicato dos Arquitetos no Estado do Rio de Janeiro (SARJ) realiza a solenidade de posse da diretoria 2021-2024 nesta segunda-feira (19/07), às 19h30min. De acordo com a presidente eleita, a arquiteta e urbanista Luana Caroline Barreto, é preciso enxergar a construção civil e seus setores correlatos como um segmento estratégico para a formação de um projeto de nação com foco na maior distribuição de renda e justiça social. Para ela, é essencial se falar de Arquitetura como um serviço público e da necessidade de que prefeituras abram concursos para arquitetos e urbanistas de forma a estimular a atividade e tornar real o direito à Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (Athis). “A arquitetura e as áreas da construção civil têm um poder gigante de aquecer a nossa economia e gerar emprego em diversos locais do estado, principalmente através de obras públicas”.

Ao lado dos colegas de diretoria, Luana pretende garantir uma atuação combativa do SARJ contra a política de austeridade do governo federal, que insiste em limitar gastos com infraestrutura e políticas sociais, impondo reformas antidemocráticas. Um dos grandes flancos pela frente será a Reforma Administrativa e o ataque aos direitos adquiridos por meios de PECs que agravam as vulnerabilidades dos trabalhadores. A nova dirigente sindical indica ainda as perdas decorrentes da Reforma Trabalhista e das mudanças referentes à pejotização da profissão, situação que coloca os arquitetos na condição de “empresários”, mas que têm seu tempo totalmente ocupado por uma mesma corporação, sem qualquer possibilidade de “empreender” de fato. “Há muita distorção e várias tentativas de aumentar a precarização do trabalho no âmbito da Arquitetura e do Urbanismo. Ao invés de se pensar no arquiteto pequeno, no profissional autônomo e em reduzir sua carga tributária, se age para facilitar a vida de grandes empresas no sentido de possibilitar a precarização das relações de trabalho impostas. É esse o real objetivo por trás de projetos como o PL 55/2021, por exemplo. Queremos focar no profissional que está dando duro para sobreviver nesse campo, na manutenção dos seus direitos e na luta para avançar.”

No decorrer do triênio, Luana pretende lutar para que o Estado tenha mais responsabilidade com a população, batalha já encampada pela gestão do atual presidente do SARJ, Rodrigo Bertamé. “Um país relevante precisa de infraestrutura, emprego e garantia de dignidade para as famílias. Queremos colocar a Arquitetura na agenda de prioridade dos governantes”, pontua a jovem profissional, que também cursa Economia na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

A solenidade de posse do SARJ é aberta ao público. O acesso ocorrerá por meio do link https://bityli.com/possedoSARJ.

Diretoria Eleita
Presidente: Luana Caroline Santoro Pereira C. Barreto
Vice-Presidente: Celso Evaristo da Silva
Secretário Geral: Izabela Factorine Favilla Nunes
Tesoureiro: Rodrigo Cunha Bertamé Ribeiro

1ª. Diretor: Gabriel Peres de Avellar
2ª. Diretor: Juliana Rodrigues Braga De Almeida
3ª. Diretor: Erick Santos De Mouros

Diretoria Executiva (Suplentes)
1ª. Diretor: Evelyn da Silva Corrêa
2ª. Diretor: Alexander dos Santos Reis
3ª. Diretor: Denise Thiry Penna Firme

Conselho Fiscal (Titulares e Suplente)
Conselheiro (Titular): Paulo Oscar Saad
Conselheiro (Titular): Izidoro Jeronimo da Rocha
Conselheiro (Titular): Luiz Paulo Leal de Oliveira
Conselheiro (Suplente): ANA Luisa Correa Bertoche

Representações
Representante na FNA (Titular): Paulo Oscar Saad
Representante na FNA (Suplente): Izabela Factorine Favilla Nunes
Representante no IAB-RJ (Titular): Erick Santos de Mouros
Representante no IAB-RJ (Suplente): Evelyn da Silva Corrêa
Representante na CUT-RJ (Titular): Luana Caroline Santoro P. C. Barreto
Representante na CUT-RJ (Suplente): Rodrigo Cunha Bertamé Ribeiro

The post Diretoria do SARJ assume com foco na força transformadora da construção appeared first on FNA.