NACIONAIS

FNA prepara reunião virtual de planejamento

A Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) prepara reunião de planejamento para as ações do segundo semestre de 2021. Os integrantes do Conselho de Representantes (CR) terão até 28 de maio para indicar qual dia preferencial para o encontro, que será realizado de forma virtual em um sábado no final de junho ou início de julho. Três datas estão em análise: 26/06, 3/07 ou 10/07. Durante encontro mensal do CR na noite desta terça-feira (25/05), a presidente da FNA, Eleonora Mascia, indicou que a ideia é construir uma pauta ampla, que incluirá a organização dos sindicatos do ponto de vista jurídico e financeiro e assuntos relevantes para os arquitetos e urbanistas, como a legislação que regula a formação de pessoas jurídicas na profissão. Também estará em debate a agenda do 45º ENSA. A reunião contou com líderes sindicais de diferentes estados, entre eles São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Amapá, Distrito Federal, Minas Gerais, Acre, Bahia e Pará.

O diretor de Formação Sindical, Danilo Matoso, fez um relato sobre o início da Campanha de Contribuição 2021, que visa organizar a cobrança e viabilizar um cadastramento nacional dos profissionais. Até agora, indicou ele, cinco sindicatos aderiram ao projeto capitaneado pela FNA: DF, PR, MS, SC e MG. Esses estados terão acesso a um sistema de atendimento direcionado pelo WhatsApp aos associados. Sindicatos que ainda não aderiram devem fazer contato pelo email sofs@fna.org.br.

Durante a reunião, o vice-presidente da FNA, Ormy Hütner Jr, detalhou as ações do grupo jurídico, e a diretora de Comunicação, Fernanda Lanzarin, a agenda da Comunicação, que está atuando em peso na produção de conteúdo para o Congresso da UIA 2021. A presidente da FNA aproveitou para informar aos dirigentes sindicais sobre a ampla agenda de lives e produções que a FNA levará para o evento. “Teremos uma participação atuante e estamos preparando esses materiais com grande empenho”. A participação da FNA também inclui agenda nas semanas preparatórias. Em junho, dois importantes debates serão apresentados: um sobre os Planos Diretores e suas revisões em tempos de pandemia e outro sobre o Mundo do Trabalho com participação de profissionais de Portugal.

SARJ inova na comunicação com a base

O presidente do SARJ, Rodrigo Bertamé, apresentou aos colegas sindicalistas o plano de comunicação desenhado no Rio de Janeiro. Ao lado de profissionais e estudantes, a diretoria vem trazendo inovações lastreadas em uma comunicação focada em engajamento e não apenas nos benefícios. Fazendo uma analogia com o plantio de um baobá em que uma pequena muda pode se transformar em uma árvore gigante, frisou que apesar de o engajamento parecer mais difícil, compõe uma raiz mais forte ao movimento. “É uma construção que traz um grupo de pessoas importante para a gente, porque significa o futuro do sindicato”, salientou.

O caminho, indicou Bertamé, foi buscar a força de lutas coletivas, como a questão do urbanismo no combate ao coronavírus e assuntos relacionados à questão de gênero e dilemas do dia a dia dos profissionais. O SARJ também trabalhou com o fortalecimento do diálogo com outras categorias. “Arquiteto não tem que falar só com arquitetos. Estamos em diálogo com engenheiros, cientistas sociais, estudantes, movimentos populares, enfim, pessoas que estão militando em diferentes áreas”.

The post FNA prepara reunião virtual de planejamento appeared first on FNA.