NACIONAIS

FNA promove maratona de lives na agenda do UIARio 2021 em junho

Uma maratona de temas e debates de interesse de arquitetos e urbanistas e da sociedade brasileira está sendo programada pela Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) durante a Semana Aberta do 27° Congresso Mundial de Arquitetos  – UIA 2021 – neste mês de junho. Na semana de 21 a 24/6, quando o evento gratuito e global abordará o eixo temário ‘Transitoriedades e Fluxos’, a FNA prosseguirá com sua agenda de lives trazendo para a mesa de discussões temas como Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS), Organização Trabalhista e Planos Diretores. As lives acontecem nos dias 22/6, 23/6 e 24/6, sempre às 17h e podem ser acompanhadas também pelo canal da FNA no YouTube. Todos os vídeos ficarão disponíveis na seção “Diálogos com a Sociedade” da plataforma exclusiva do UIA2021RIO.

O primeiro debate em 22/6, ‘ATHIS na Universidade/Extensão: Caminhos Trilhados e Novas Perspectivas’, reunirá três arquitetos e urbanistas com ampla atuação no ambiente acadêmico, para discutir os desafios e a realidade de trabalhar com assistência técnica dentro das salas de aula. Os profissionais levarão suas perspectivas a respeito dos projetos em ATHIS dentro das universidades e qual a importância de se falar sobre arquitetura popular dentro da sala de aula. Participam desse primeiro encontro de junho Caio Santo Amore, membro da assessoria técnica Peabiru de São Paulo e professor no Departamento de Tecnologia da FAU/USP, Regina Bienenstein, professora titular do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFF e coordenadora do Núcleo de Estudos e Projetos Habitacionais e Urbanos (NEPHU-PROEX-UFF), e Liza Maria Souza de Andrade, professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação da FAU/UnB. A mediação fica por conta do vice-presidente da FNA, Ormy Hütner Jr.

No dia 23/6, a FNA traz a temática “Organizações trabalhistas da Arquitetura e do Urbanismo pelo mundo: uma história de perspectivas”, reunindo integrantes do Movimento dos Trabalhadores de Arquitetura (MTA), de Portugal, da FNA e do Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas no Estado do Rio de Janeiro (SARJ) para compartilhar um pouco da história e da trajetória dos movimentos sindicais no Brasil e no mundo. Os convidados serão os profissionais de arquitetura e urbanismo, Danilo Matoso, secretário de Organização e Formação Sindical da FNA, Rodrigo Bertamé, presidente do SARJ, Ricardo Gouveia e Diogo Silva, do MTA/Portugal. A mediação fica por conta do presidente do Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas no Estado do Rio Grande do Sul (SAERGS), Evandro Medeiros.

Na última produção de junho, em 24/6, a FNA vai reunir quatro cidades brasileiras, em diferentes estágios de aprovação do Plano Diretor, para discutir a legitimidade das revisões em época de pandemia. Os representantes devem trazer à discussão os desafios da participação popular e as especulações imobiliárias envolvendo os planos diretores. “Planos Diretores e as Cidades em Disputa: a revisão dos planos diretores em BH (MG), Florianópolis (SC), Natal (RN) e São Paulo (SP)” vai reunir os convidados Sarah Andrade, arquiteta e urbanista, representante do “Fórum Direito à Cidade”, que acompanha o processo de revisão do Plano Diretor de Natal e delegada na conferência final do PD, representando o Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas no Estado do Rio Grande do Norte (Sinarq-RN), Marcelo Leão, advogado no ramo do direito urbanístico em Florianópolis e Conselheiro Regional-Sul do Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico, Maria Caldas, arquiteta e urbanista e Secretária de Política Urbana de Belo Horizonte, e Maurílio Chiaretti, arquiteto e urbanista, diretor de Relações Sindicais e Institucionais do Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas no Estado de São Paulo (SASP) e Conselheiro do CAU/SP. A mediação fica por conta do Secretário de Políticas Públicas e Relações Institucionais da FNA, Patryck Carvalho.

 

 

SERVIÇO:

Live ATHIS na Universidade/Extensão: Caminhos Trilhados e Novas Perspectivas

Data: 22 de junho

Horário: 17 horas (GMT 3)

Plataforma: YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=UNHeIluyxzk&ab_channel=FNAFedera%C3%A7%C3%A3oNacionaldosArquitetoseUrbanistas)

 

Live “Organizações trabalhistas da Arquitetura e do Urbanismo pelo mundo: uma história de perspectivas”

Data: 23 de junho

Horário: 17 horas (GMT 3)

Plataforma: YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=UNHeIluyxzk&ab_channel=FNAFedera%C3%A7%C3%A3oNacionaldosArquitetoseUrbanistas)

 

“Planos Diretores e as Cidades em Disputa: a revisão dos planos diretores em BH (MG), Florianópolis (SC), Natal (RN) e São Paulo (SP)”

Data: 24 de junho

Horário: 17 horas (GMT 3)

Plataforma: YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=UNHeIluyxzk&ab_channel=FNAFedera%C3%A7%C3%A3oNacionaldosArquitetoseUrbanistas)

Para acesso aos conteúdos da FNA no UIA2021RIO após suas transmissões será necessária a inscrição no 27o Congresso Mundial de Arquitetos. As inscrições estão abertas em: https://www.uia2021rio.archi

 

 

The post FNA promove maratona de lives na agenda do UIARio 2021 em junho appeared first on FNA.