NACIONAIS

Livro “Bexiga em três tempos” debate memória, presente e futuro de bairro paulistano

A Romano Guerra Editora lançou, em dezembro de 2020, o livro “Bexiga em três tempos”, organizado por Nádia Somekh – conselheira federal do CAU/BR por São Paulo – e José Geraldo Simões Junior. Disponível na livraria online romanoguerra.com.br e outras livrarias, o livro conta a história do Bexiga, tradicional bairro central da cidade de São Paulo. A obra foi dividida pelos organizadores em três partes, correspondentes a três temporalidades distintas – a história, a memória e o tempo do presente e do futuro – entretecendo a contribuição particular dos autores em uma narrativa coletiva, abrangente e multifacetada. Um exemplo de como tratar a relação entre cidade e sociedade, uma contribuição na busca de um futuro mais inclusivo para São Paulo e demais cidade brasileiras que ainda se fundamentam na defesa da democracia.

O livro se alimenta da contribuição de muitos pesquisadores, todos envolvidos com aspectos diversos e complementares do bairro do Bexiga – a história de sua ocupação, a contribuição cultural de seus moradores, a arquitetura dos capomastri e suas tipologias construtivas, a memória e a preservação do patrimônio material e imaterial, as expressões culturais recentes, e os desafios para o futuro da área em face às transformações funcionais da cidade e do bairro.

Mais de três dezenas de autores participam do livro: Abilio Guerra, Ana Carolina Nader Scripilliti, Ana Ditolvo, Ana Paula Pavan, Benjamim Saviani, Bruna Fregonezi, Carila Matzenbacher, Cecília Leite Ribeiro, Eliana Queiroz, Fernanda Romão, Francisco Zorzete, Gabriel Fernandes, Hugo Louro e Silva, Ingrid Hötte Ambrogi, Joice Giannotto, José Geraldo Simões Junior, Julia Aloise, Katia Kreutz, Lícia de Oliveira, Lindener Pareto Junior, Luiz Guilherme Rivera de Castro, Maira de Moura, Manoel Lemes, Marília Gallmeister, Mauro Calliari, Nadia Somekh, Raquel Schenkman, Roseli D’Elboux, Sara Belém, Thais Cardoso e Vânia Lewkowicz Katz.

O livro atualiza os estudos e debates sobre esse tradicional bairro paulistano, uma vez que há várias décadas não se registra uma publicação específica sobre sua história, seu cotidiano atual e seu incrível potencial para um futuro sustentável. Contribui assim para o equilíbrio entre a preservação de seu rico patrimônio e o desenvolvimento urbano, sem destruir sua riqueza cultural e nem expulsar seus moradores mais vulneráveis.

Mais informações sobre o livro
Romano Guerra Editora
Fone: 11 98101.3345
Email: rg@romanoguerra.com.br
www.romanoguerra.com.br

Fonte: CAU/BR

The post Livro “Bexiga em três tempos” debate memória, presente e futuro de bairro paulistano appeared first on FNA.