NACIONAIS

Organização profissional de arquitetos e urbanistas no mundo é tema de live da FNA no UIARio2021

O movimento sindical tem pouco mais de 50 anos no Brasil e, apesar das décadas de história, a união da categoria de arquitetos e urbanistas ainda é um desafio constante. Para compreender as dificuldades do mercado de trabalho para profissionais de arquitetura e urbanismo e as mudanças que se fazem necessárias, a Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) leva esse debate para o 27° Congresso Mundial de Arquitetos – UIARio2021, em live que acontece no dia 23/6, às 17h.

A live terá transmissão pelo canal da FNA no YouTube e ficará disponível na seção “Diálogos com a Sociedade” da plataforma exclusiva do UIA2021RIO.O debate “Organizações trabalhistas da Arquitetura e do Urbanismo pelo mundo: uma história de perspectivas” vai reunir especialistas do Brasil e de Portugal: representantes do Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas no Estado do Rio de Janeiro (SARJ) e do Movimento dos Trabalhadores em Arquitetura (MTA/PT). A proposta é que os convidados façam uma retrospectiva de suas histórias e tracem panoramas para a atuação profissional.  Os convidados desta produção especial para o UIARio 2021 são os profissionais de arquitetura e urbanismo, Danilo Matoso, secretário de Organização e Formação Sindical da FNA, Rodrigo Bertamé, presidente do SARJ, Ricardo Gouveia e Diogo Silva, membros do MTA/Portugal desde a sua criação, em 2019. A mediação fica por conta do presidente do Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas no Estado do Rio Grande do Sul (SAERGS), Evandro Medeiros. 

Medeiros comenta que a pauta do debate será de grande importância, uma vez que a precarização no mercado de trabalho atinge todos os profissionais da arquitetura e do urbanismo. Segundo ele, jornadas exaustivas, baixos salários, honorários e contratos indevidos, além de preconceito de gênero ou de raça são problemas antigos no exercício da profissão. “Não basta mais formar futuros profissionais, também é preciso ensiná-los a pensar, ver e, principalmente, atuar, coletivamente, como arquitetos e arquitetas. Somente assim poderemos exercer o protagonismo profissional em prol da arquitetura e do urbanismo’, destacou o presidente do SAERGS.  

SERVIÇO:
“Organizações trabalhistas da Arquitetura e do Urbanismo pelo mundo: uma história de perspectivas”
Data: 23 de junho
Horário: 17 horas (GMT 3)
Plataforma: YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=LgYofROdifs&t=706s)

Para acesso aos conteúdos da FNA no UIA2021RIO após suas transmissões será necessária a inscrição no 27° Congresso Mundial de Arquitetos. As inscrições estão abertas em: https://www.uia2021rio.archi

The post Organização profissional de arquitetos e urbanistas no mundo é tema de live da FNA no UIARio2021 appeared first on FNA.