NACIONAIS

Papel da arquitetura para viabilizar o direito à cidade é pauta da próxima live preparatória do 45º ENSA

Os problemas urbanos não são novos, mas ficaram mais evidentes nesses tempos de pandemia. Como transformar os municípios brasileiros e garantir o direito à cidade para todos e todas? Essas perguntas norteiam a segunda live preparatória para o 45º Encontro Nacional de Sindicatos de Arquitetos e Urbanistas (ENSA). O debate, que pretende abordar também o papel do profissional de arquitetura e urbanismo nessas mudanças, acontece no dia 30 de setembro, a partir das 20h. A transmissão ocorre no canal oficial do YouTube da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) e conta com a participação da vereadora do Rio de Janeiro (PT) Tainá de Paula, do professor de Planejamento Urbano da FAU-USP, Nabil Bonduki, e da presidente do Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas do Estado de Santa Catarina (SASC), Daniela Accorinte Lopes. A mediação fica por conta do Secretário de Políticas Públicas e Relações Institucionais da FNA, Patryck Carvalho.

“Essa temática é um dos principais eixos de debate do 45º ENSA. Queremos refletir sobre o papel da arquitetura e do urbanismo para interferir nos rumos das cidades em tempos de colapso ambiental, de pandemia, de ampliação das desigualdades, da pobreza e de ataques ao trabalho formal”, salienta Carvalho. A live ainda deve apontar os desafios e possíveis soluções para que os municípios se tornem mais inclusivos. O diretor da FNA afirma que, mais do que nunca, é hora de discutir a arquitetura e o urbanismo como serviço público essencial. “Precisamos pensar e produzir a cidade como um bem comum, que atenda a toda a população, todas as classes sociais, todas as faixas etárias. É essencial que os arquitetos e urbanistas atuem para disseminar as temáticas urbanas, ajudando a população a compreender os problemas das cidades e buscar soluções”, frisa.

A pauta pelo direito à cidade é uma reivindicação de longa data da FNA e seus sindicatos. A importância da moradia e do acesso da população às cidades foi tema de diversos especiais promovidos pela federação ao longo dos últimos anos, como a série Elas pelo Direito à Cidade. A relevância da luta para a entidade também foi retratada na programação preparada para o Congresso da UIA2021

O terceiro e último encontro preparatório para o 45º ENSA deve ocorrer no dia 21 de outubro e abordará as novas formas de organização para atuar em arquitetura e urbanismo. O Encontro Nacional dos Sindicatos de Arquitetos e Urbanistas ocorre de 22 a 28 de novembro também de forma virtual.

The post Papel da arquitetura para viabilizar o direito à cidade é pauta da próxima live preparatória do 45º ENSA appeared first on FNA.