Por Josi Basso

Nesta terça-feira, 21 de outubro, os estados do Paraná e Santa Catarina firmaram um Termo de Cooperação Técnica para o desenvolvimento mútuo da BIM (Building Information Modeling). O documento vai promover maior diálogo e parceria entre arquitetos e urbanistas, em âmbitos privados e públicos, “o que já teve início”, conta Tatiana Borges, diretora de planejamento, da Secretaria de Planejamento de Santa Catarina (SPG), que já realizou algumas reuniões em Curitiba com representantes da Secretaria de Infraestrutura e Logística do Paraná (SEIL).

O convênio foi assinado na abertura do 1º Seminário Regional ‘Construindo BIM: Desafios e Perspectivas para implantação no Brasil’, realizado pelo Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas no estado do Paraná (Sindarq-PR), em parceria com a SEIL e a Paraná Edificações (PRED). O evento ocorre nos dias 21 e 22 de outubro de 2014, no Auditório do Museu Oscar Niemeyer em Curitiba, das 9h às 18h, e conta com outros painéis de especialistas de todo o país.

Tatiana Borges enaltece a parceria e revela que dentro da SPG  já há uma um Grupo de Trabalho destinado exclusivamente ao BIM (GTBIM). “Em primeira instância criamos o grupo com o propósito de dividir conhecimentos para, assim, multiplicarmos em âmbito estadual, primordialmente atendendo as necessidades da população. Para tanto, começamos a usar a BIM nas edificações de hospitais, que são projetos de maior complexidade. O resultado já é visível. Já conquistamos duas licitações e outras três estão em processo”. O coordenador do GTBIM na SPG é Rafael Teixeira da Silva, que também está à frente do grupo de Projetos Especiais da Secretaria de Planejamento de Santa Catarina.

O secretário de infraestrutura e logística do Paraná, José Richa Filho, lembra os benefícios que esta parceria vai proporcionar para os estados. “A consequência será o fomento do segmento da construção civil; a promoção mais efetiva do diálogo; o aumento da qualidade técnica dos empreendimentos; a valorização profissional dos arquitetos, urbanistas e engenheiros. Por fim, a promoção da transparência nos custos das obras e o aumento da qualidade técnica”.

Além da parceria entre Sindarq PR, SEIL e PRED, o Seminário conta com o patrocínio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU BR) e apoio das entidades representativas da arquitetura e engenharia do Paraná.

 

SERVIÇO:

1º Seminário Regional Construindo BIM: Desafios e Perspectivas para Implantação no Brasil

21 e 22 de outubro de 2014

Local: Auditório Museu Oscar Niemeyer
Horário: 9h às 18h – Evento Gratuito – Inscreva-se!
Informações pelo site do evento: http://migre.me/m0bMR
E-mail: seminarioconstruindobim.pr@gmail.com ou pelos telefones: (41) 3304 8609 / 3304 8610 / 3304 8611

Menu