Tudo o que você sempre quis saber sobre o Sindicato mas nunca teve coragem de perguntar!!!!

Saiba o que o sindicato faz por você:

Você sabia que o Sindicato representa todos os Arquitetos e Urbanistas, e isso inclui as mais diversas modalidades, veja abaixo em qual você se enquadra, saiba como o Sindarq pode lhe auxiliar e como ele já tem atuação em defesa de seus direitos;

Escolha uma atuação:

[vc_toggle title=”Profissionais Liberais – Arquiteto e Urbanista” el_id=”1488666117569-9b85d840-6000″]O sindicato tem promovido constantemente cursos de complementação de estudos e capacitação, assim como formação complementar. Além disso luta pela fiscalização profissional para que tenham aplicação das tabelas de honorários e permitir cobrança justa por todos os profissionais.

Atua na fiscalização dos concursos públicos, editais de licitação e na contratação de serviços de arquitetura. Oferece serviço de consultoria contábil e jurídica para seus associados, assim como biblioteca para consulta, incluído acesso a todas as normas da ABNT.

Participa de diversos Conselhos Municipais e Estaduais representando o interesse dos Arquitetos e Urbanista. Atuamos junto a Prefeituras e Câmara de Vereadores revisando legislações a fim de facilitar o processo burocrático que os Arquitetos enfrentam no dia a dia de trabalho.

Luta permanente pela valorização profissional, incluído a abertura de campos de trabalho e reconhecimento da categoria.[/vc_toggle][vc_toggle title=”Trabalhadores – CLT – (Arquiteto e Urbanista empregado)” el_id=”1488666150943-7ade069b-255d”]O sindicato tem um papel fundamental na fiscalização do Salario Mínimo Profissional. Luta pela qualidade do ambiente de trabalho, combatendo os diversos tipos de assédios dentro das empresas e a sobrecarga de responsabilidade.

Garantindo o reconhecimento funcional, lutando pela garantia de coautoria, acervo técnico e RRT de cargo e função para o trabalhador, lutando pela manutenção dos direitos dos trabalhadores, como 13º, férias, aviso prévio, contra a precarização do trabalho. Atuamos junto as homologações de rescisões para que todos honorário e benefícios devidos sejam cumpridos pelas empresas.

Representa os trabalhadores nos Acordos Coletivos de Trabalho (ACT), nas Convenções Coletivas de Trabalho (CCT), Planos de Demissão Voluntária (PDV), Planos de Aposentadorias Incentivadas (PAI), no Planos de Cargos e Salários/Carreira e demais representações coletivas.[/vc_toggle][vc_toggle title=”Concursado Estatutário – Servidor Publico” el_id=”1488666181246-7287412d-bd1c”]Lutas permanente pelo reconhecimento profissional e respeito por suas capacidades técnicas, intervindo desde os editais de contratação para melhoria dos salários, visto que o Salário Mínimo Profissional não se aplica a esta categoria.

Participando ativamente nas Câmaras Municipais, Estaduais e Federais, em defesa de criação da Carreira Pública de Arquiteto e Urbanista, nos planos de cargos e nos reajustes salariais. Lutando por saúde, condições de trabalho, programas de prevenção as doenças ocupacionais, por redução de jornada e qualidade de vida, por respeito e contra o assédio moral, por maior atenção à saúde psicológica e emocional, pelo pagamento de passivos que temos direito nos contra-cheques e que muitas vezes são negados pelos governos, por ganhos indiretos como elevação nos valores dos benefícios etc., inserir no nosso cotidiano o combate a relações coadjuvantes da nossa opressão como o machismo, homofobia, racismo etc., injetar trabalhadores nos espaços institucionais para ter nos parlamentos uma voz dissonante da lógica do poder.[/vc_toggle][vc_toggle title=”Estudantes de Arquitetura e Urbanismo – Estágios” el_id=”1488666225461-f12f57b3-57c3″]Pelo respeito a Lei do estagio e sua aplicabilidade, tornado o estágio uma plataforma para adquirir conhecimento e preparo para o mercado de trabalho, levando a vivencia profissional e a profissionalização da prestação dos serviços para o acadêmico. Fiscalizando para que o estágio não seja uma mão de obra barata para todo tipo de serviço.

Apoiando a realização dos cursos, semanas acadêmicas, workshops, palestras e demais meios de melhoria do conhecimento, fiscalizando as Universidades para aplicação correta das diretrizes curriculares.

Atuando de forma conjunta com a Federação Nacional dos Estudantes pela melhoria do ensino e garantindo as pautas estudantis.[/vc_toggle][vc_toggle title=”Sociedade Civil e Governo” el_id=”1488666246107-3424d6f7-1b97″]Participação em conselhos Municipais, Estaduais e Federais, levando o conhecimento técnico ao órgãos públicos, fiscalizando e representando a categoria frente as pautas em andamento. Emitindo pareceres técnicos sobre assuntos de sua competência.

Atuando nos órgãos legislativos a fim de qualificar as regulamentações vigentes para cidades mais sustentáveis e igualitárias. Participando ativamente nas aplicações do Estatuto das Cidades e da Metrópole, lutando pelo protagonismo dos Arquitetos e Urbanistas nas revisões dos Planos Diretores e Leis de Zoneamento.

Auxiliando coletivos populares na luta pela Reforma Urbana, pela aplicação da lei de assistência Técnica Gratuita, prestando serviços de interesse publico

Ressaltamos ainda que estes benefícios são para todos e apenas para fins ilustrativos os separamos em categorias diferentes, sabemos que nem tudo são maravilhas na vida do Arquiteto, por isso colocamos a sindicato a sua disposição para minimizar sempre que possível os prejuízos e os pesos a mais colocados nos nossos ombros.

Alertamos ainda que sempre que constatar algo que não esteja correto você pode denunciar anonimamente ao sindicato para que as providências sejam tomadas. O sindicato está de portas abertas para atender e esclarecer todas as suas dúvidas. Contem conosco!!![/vc_toggle]