NACIONAIS

SASP comemora 50 anos com uma intensa agenda de debates

O maior e mais antigo sindicato do país que representa os arquitetos e urbanistas do Estado de São Paulo está próximo de completar 50 anos e vai promover uma agenda de atividades e debates para marcar meio século de lutas.

Fundado em 8 de março de 1971 e pertencente à região geográfica que concentra mais de 53% dos profissionais em atividade no Brasil, o Sindicato dos Arquitetos no Estado de São Paulo (SASP) foi um impulsionador da criação de outros sindicatos estaduais e da fundação da própria Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), em 1979. A entidade surgiu em pleno processo de reforma da legislação profissional que resultou na atual legislação – Lei 5.194/66 e tem, entre suas tantas lutas, a defesa do mercado nacional frente a concorrência de profissionais e empresas estrangeiras, dos direitos autorais e da remuneração dos profissionais. Foi na mesma época em que se estabeleceu a conquista do salário mínimo profissional – Lei 4950-A/66, em vigor até hoje.

Para marcar essas e tantas outras conquistas, o SASP reserva uma agenda especial que começa no dia 8 de março e se estende até o dia 12 de março com a participação de profissionais amigos e associados convidados para o evento “Dias de luta. Cinquenta anos combativos”.

O canal do YouTube do SASP será o espaço dos debates que acontecem durante a semana do aniversário, sempre às 19h. Serão cinco encontros virtuais que começam no dia 8/03 com o tema ’50 anos do SASP’, no dia 9/03 com ‘História e Retrospectiva: ações e conquistas ao longo de 50 anos; no dia 10/03, com o tema ‘O que mudou no mercado de trabalho para as mulheres em meio século?’, no dia 11/03 a pauta será ‘Elas na licitação: por que esse mercado não decola?’; e, para fechar o cinquentenário, a live discute o tema  ‘Mulheres nas entidades de Arquitetura e Urbanismo’.

A programação é totalmente gratuita e online pelo Canal do Youtube

The post SASP comemora 50 anos com uma intensa agenda de debates appeared first on FNA.