Por Josi Basso

A opinião é unânime. A interdisciplinaridade entre os envolvidos nos projetos de construção civil é fator determinante para a redução de custos e otimização de prazos quando se trata do uso da plataforma BIM (Building Information Modeling).

A constatação é decorrente do trabalho demonstrado pelos engenheiros civis José Luiz Campanholo e Leandro Brito de Gouvêa (ambos da CWBIM), Tiago Campestrini (Campestrini Gestão de Projetos), Fernando Augusto Corrêa (SINCO Consórcio Técnico) mais o arquiteto Darley Voltolini e Joyce Delatorre, da Método Engenharia, que possui ambas as formações.

A informação de que todos os profissionais envolvidos nos projetos dos setores da construção civil e da engenharia devem estar em sintonia e compartilhando as mesmas informações no sistema BIM.

“Durante todo o processo da execução de um empreendimento, os profissionais envolvidos, de ponta a ponta, devem estar dentro do sistema BIM, acessando as mesmas informações simultaneamente.  Afinal, trata-se de um produto único em termos de tecnologia para um fim comum, o empreendimento final, seja da perspectiva da arquitetura, de hidráulica, da engenharia, entre outras”, enfatiza o engenheiro civil Campanholo, que é consultor em gestão e implantação de BIM na CWBIM.

“Só assim, o propósito maior será conquistado, que é a padronização de detalhamento em âmbito nacional resultando em otimização de custos e prazos”, completa Joyce Delatorre, que possui formação em arquitetura e engenharia civil pela USP.

A apresentação foi feita durante 1º Seminário Regional ‘Construindo BIM: Desafios e Perspectivas para implantação no Brasil’, realizado em Curitiba pelo Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas no estado do Paraná (Sindarq-PR), em parceria com a SEIL e a Paraná Edificações (PRED).

Além da parceria entre Sindarq PR, SEIL e PRED, o Seminário conta com o patrocínio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU BR) e apoio das entidades representativas da arquitetura e engenharia do Paraná.

SERVIÇO:

1º Seminário Regional Construindo BIM: Desafios e Perspectivas para Implantação no Brasil

21 e 22 de outubro de 2014

Local: Auditório Museu Oscar Niemeyer
Horário: 9h às 18h – Evento Gratuito – Inscreva-se!

Informações pelo site do evento: http://migre.me/m0bMR

E-mail: seminarioconstruindobim.pr@gmail.com