NACIONAIS

UIA 2021 começará em março em formato digital

Adaptando-se à pandemia, o Congresso Mundial de Arquitetos (UIA 2021) iniciará suas atividades de maneira virtual no mês de março. A decisão foi tomada pela organização e comunicada em reunião com as entidades envolvidas na tarde desta sexta-feira (29/1), de maneira virtual. Representando a FNA, o ex-presidente e membro do conselho consultivo da federação Jeferson Salazar participou do encontro.

Além das atividades digitais, que já estão com inscrições abertas pelo site da UIA, outra novidade é a data de 18 a 22 de julho para as atividades presenciais, previstas para acontecer no Rio de Janeiro (RJ). Para essa modalidade, as inscrições estão provisoriamente suspensas. Segundo Salazar, o formato híbrido é uma alternativa para não deixar com que o evento, que deveria ter acontecido em 2020, sofra a possibilidade de ser transferido mais uma vez. “Hoje em dia, seria arriscado prever um evento exclusivamente presencial”, opina.

Para o arquiteto e urbanista, a realização da UIA 2021 é de extrema importância nesse momento de pandemia. “O congresso vem em no momento em que se abre um espaço importante para discutir o saneamento, a preservação ambiental e a arquitetura e urbanismo como instrumentos a serviço da saúde e da vida. A nossa profissão não é apenas o ambiente construído. Tem uma função social relevante na sociedade. A pandemia expõe a fragilidade da sociedade contemporânea, desse abismo social que temos na distribuição de renda”, afirma Salazar.

Inscrições para as atividades virtuais podem ser realizadas pelo site: https://www.uia2021rio.archi/#!

Participaram da reunião representantes do IAB-DN, MG, RJ, Abea, ABDH, Anpur, Abea, AsBEA, Abap, Icomos, CAU/BR, Cosu-IAB, Anpac, Cialp-Macau.

 

Foto: Alexandre Macieira

The post UIA 2021 começará em março em formato digital appeared first on FNA.