Nova diretoria foca em fomento à ação comunitária na gestão 2023-2025

16/02/2023 | Local

Com a ideia de fomentar a atuação comunitária dos profissionais de arquitetura e urbanismo e incentivar a Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (Athis), a chapa “Construção, luta e integração!” assumiu a diretoria do Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas do Estado do Paraná (Sindarq-PR) para a gestão 2023-2025.

O evento de posse, que aconteceu de forma híbrida na sede do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAU/PR) no dia 17 de janeiro, conduziu Iara Beatriz Falcade Pereira para a diretoria geral da entidade. “Somos uma chapa plural, com representantes de diferentes cidades e atuações em campos diversos. A intenção é conscientizarmos os nossos colegas sobre a importância da presença de arquitetos e arquitetas para além das cidades e dos contextos urbanos metropolitanos. Temos comunidades indígenas, quilombolas, povos de terreiro, colonos e camponeses precisando de assistência técnica, e preparar os profissionais para essas formações é uma pauta urgente”, afirma Iara.

A nova diretoria, além de ter à frente uma profissional mulher, jovem, oriunda de uma formação com vaga de cotas sociais e inserida nos movimentos por acesso à terra, contará com Gabriel Rodrigues da Cunha como vice-presidente, um dos principais articuladores da chapa. Estes inauguram uma diretoria fora da capital paranaense, com o objetivo de interiorização do sindicato. A diretoria destaca ainda que o trabalho será dedicado para a ampliação da participação do sindicato nos conselhos municipais de patrimônio, cultura e habitação, além da busca por uma maior articulação com as demais entidades que operam na defesa de melhores condições de trabalho para a categoria.

A cerimônia contou com a participação da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), através da sua presidente, Andréa dos Santos, e do seu secretário de Organização e Formação Sindical e presidente do Sindarq-BA, Paolo Pellegrino. Também estiveram presentes Milton Zanelatto, presidente do CAU/PR; Jeancarlo Versetti, vice-presidente Asbea PR; o Sindicato dos Engenheiros do Paraná (Senge-PR), através de Elisabete Cripa (Setor de Negociação – Senge-PR); o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Paraná (IAB-PR), através do seu presidente, Luiz Eduardo Bini Gomes da Silva, e do vice-presidente, Walter Gustavo Linzmeyer; da Federação Nacional dos Estudantes de Arquitetura e Urbanismo no Paraná (FeNEA), através do Diretor de Relações Externas, Luiz Felipe Fagundes Pinheiro, da Universidade Estadual de Londrina. Ainda acompanharam o evento os moradores da comunidade agroecológica Maria Rosa do Contestado, de Castro (PR) e um estudante da Escola Latino-Americana de Agroecologia, de Lapa (PR).

Diretoria 2023-2025
Diretora Geral: Iara Beatriz Falcade Pereira, de Castro (PR)
Diretor Administrativo Financeiro: Gabriel Rodrigues da Cunha, de Foz do Iguaçu (PR)
Diretor Sindical 1: Luciano Surek, de Curitiba (PR)