Quem somos

O Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas no Estado do Paraná – SINDARQ-PR foi fundado no ano de 1971, a partir da Associação Profissional dos Arquitetos no Estado do Paraná – APA/PR, em função da necessidade dos profissionais de Arquitetura do Paraná de se organizarem e se sindicalizarem enquanto categoria, como deliberavam os Encontros Nacionais de Arquitetos.

A comissão organizadora encarregada de dar encaminhamento a fundação da APA/PR foi constituída no dia 08/02/71, em reunião onde compareceram 28 Arquitetos considerados os “Arquitetos Fundadores”, e composta pelos arquitetos: Nereu Barão (Presidente), Cleon Ricardo dos Santos (Secretário) e Winston Marquesi Ramalho (Tesoureiro).

Na mesma data foi formada uma Comissão para elaborar o projeto dos Estatutos Sociais, composta pelos Arquitetos: Armando de Oliveira Strambi, José Marcos Loureiro Prado, Manoel Coelho, com a colaboração do Advogado Eduardo Rocha Virmond.

Em 08 de outubro de 1974 a APA/PR, que contava com 81 sócios, foi registrada na Delegacia Regional do Trabalho. Somente em 07 de agosto de 1975, em Assembléia Geral Extraordinária realizada com a presença de 46 associados, foi deliberada, por unanimidade, a transformação da Associação em Sindicato de Classe.

Em 24 de novembro de 1978 foi assinada a CARTA SINDICAL e publicada no Diário Oficial da União do dia 05/12/78.
O SAEP foi o 6º Sindicato de Arquitetos reconhecido no Brasil.

Em 1979 começou a funcionar como Sindicato dos Arquitetos no Estado do Paraná no Edifício Barão do Rio Branco (conjunto nº 1601), permanecendo até 1983.

Também em 1979, em Assembléia Geral, foi aprovada a filiação do SAEP à Federação Nacional dos Arquitetos – FNA, entidade sindical de grau superior que congrega sindicatos estaduais da categoria e que tem como objetivo coordenar e proteger a categoria profissional dos arquitetos e urbanistas nas relações de trabalho, direitos e atribuições.