Sindarq/PR tem nova diretoria para a gestão 2016-2018

23/02/2016 | Local

A diretoria do Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas no Estado do Paraná (Sindarq/PR) para a gestão 2016-2018 tomou posse na noite desta segunda-feira (22/2), em Curitiba. O novo presidente é o arquiteto e urbanista Milton Zanelatto. Ele dará continuidade ao trabalho que vinha sendo desenvolvido pelo arquiteto e urbanista Ormy Hütner Júnior, presidente do Sindarq/PR na gestão 2013-2015. A cerimônia ocorreu na sede do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAU/PR).

Entre as prioridades da nova diretoria, está a interiorização do sindicato, prestando maior assistência aos profissionais que residem e atuam fora da Capital. “Queremos fazer uma caravana com cursos de capacitação e reciclagem”, destaca Zanelatto. O calendário será elaborado por meio de parceria com o CAU/PR. A intenção é começar pelos municípios onde o conselho tem escritórios no interior do Estado – Londrina, Maringá, Cascavel e Pato Branco.

O Paraná tem 7900 profissionais, sendo que deste total pouco mais da metade – 4400 – está na Capital. A nova diretoria prevê, ainda, a realização de Seminário sobre Assistência Técnica em Curitiba. A data ainda não foi agendada, mas o evento deve ocorrer entre junho e julho. “Conseguimos verba para isso por meio do Edital de Patrocínio do CAU/PR, no final do ano passado. É uma pauta extremamente importante e vamos nos empenhar muito nessa questão”, disse Zanelatto.

Durante a cerimônia de posse, a Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), o Sindarq/PR e o CAU/PR assinaram termo de esclarecimento sobre a Contribuição Sindical Urbana (CSU). O documento prevê o alinhamento das informações prestadas pelas duas instituições aos arquitetos e urbanistas paranaenses e também a divulgação de informações sobre a importância da CSU.

O presidente da FNA, Jeferson Salazar, participou da solenidade. Em seu discurso, o dirigente falou sobre as ações realizadas pela gestão 2013-2015 do SindArq/PR, elogiando a atuação do ex-presidente Ormy Leocádio Hutner Junior. “O processo de renovação tem de ser permanente. O discurso do novo presidente apontou questões fundamentais para os profissionais e que extrapolam a luta corporativa. O Sindicato precisa continuar aberto para as pessoas e deve estar comprometido com uma sociedade melhor”, afirmou Salazar.

O Vereador de Curitiba, arquiteto e urbanista Jonny Stica, também marcou presença na solenidade. “Os arquitetos e urbanistas são essenciais para as construções das cidades e devem ser valorizados. Esse é um dos papéis fundamentais do SindArq-PR, que batalha pelos profissionais defendendo o piso salarial e outros direitos da categoria. Desejo sucesso para a nova Gestão”, saldou Stica.

Para a presidente da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas no Paraná (ABAP-PR), Letícia Peret Antunes Hardt, as entidades precisam estar unidas. De acordo com ela, os sindicatos, associações e institutos formados por arquitetos e urbanistas foram fundamentais para a criação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil. Por isso, num ato simbólico, a presidente colocou um bóton da ABAP sobre o coração do novo presidente do SindArq-PR. “Significa o nosso sentimento de unidade. Aprendemos nos mais de 50 anos de lutas do Colégio Brasileiro de Arquitetos que somos irmãos: uma entidade deve estar no coração da outra”, disse Letícia.

Cerca de 50 pessoas prestigiaram o evento, entre elas o presidente do CAU/PR, Jeferson Dantas Navolar, os conselheiros Luiz Eduardo Bini Gomes da Silva, Ideval dos Santos Filho, Luiz Becher, Giovanni Guillermo Medeiros e Carlos Hardt – que também representou a Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (ABEA), e o presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Paraná (IAB-PR).

Também compareceram ao ato o presidente do Instituto de Engenharia do Paraná, Nelson Luiz Gomez, o vice-presidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná, Valter Fanini, e o diretor-tesoureiro do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná, Leandro José Grassmann. “Apesar de divergências históricas entre arquitetos e engenheiros, há mercado para todos e os profissionais precisam trabalhar juntos com um só objetivo, beneficiar toda a sociedade”, afirmou Grassmann.

DIRETORIA EXECUTIVA

Gestão 2016-2018:

Presidência – Arquiteto e Urbanista Milton Carlos Zanelatto Gonçalves

Primeira Vice-Presidência – Arquiteta e Urbanista Lorreine Santos Vaccari

Segunda Vice-Presidência – Arquiteto e Urbanista Fábio Remuszka

Secretaria Geral – Arquiteta e Urbanista Ivilyn Weigert

Secretaria de Administração e Finanças – Arquiteta e Urbanista Lucimara Ferreira de Lima

Secretaria de Políticas Públicas e Relações Institucionais – Arquiteta e Urbanista Vivian Colley

Secretaria de Organização e Formação Sindical – Arquiteto e Urbanista Giovanni Guillermo Medeiros

Secretaria de Relações de Trabalho – Arquiteta e Urbanista Rosane Maria Schiwinski Verussa

Secretaria de Comunicação e Cultura – Arquiteto e Urbanista Rafael Helborn Fusco

CONSELHO FISCAL